Bem-vindo a Studio R! Conheça também a linha NASHVILLE
 
Loading...
 
  • Home
  • Produtos
    • SOFTWARES
    • -Sarray (p/ lines Studio R)
    • LINE ARRAYS AMPLIFICADOS
    • -Line Array R590
    • -Line Array D590
    • -Line Array B590
    • -Line Array B820
    • LINE ARRAYS PASSIVOS
    • -Sistema SR212-p
    • SUBWOOFERS AMPLIFICADOS
    • -SKY Sound Bass-1800
    • -SKY Sound Bass-1200
    • CAIXAS AMPLIFICADAS
    • -SKY Sound 400a Fly
    • -SKY Sound 600 Fly
    • -SKY Sound 700 Fly
    • -SKY Sound 2200 Fly
    • -SKY Sound 3000 Fly
    • MONITORES AMPLIFICADOS
    • -SKY Sound TRUE
    • CAIXAS PASSIVAS
    • -SR12-ti 400
    • -SR15-ti 600
    • -SR212-ti 800
    • -SR215-ti 1200
    • SUBWOOFERS PASSIVOS
    • -SR218-SW
    • -SUB21/2400w
    • -SR18-sw 2400
    • AMPLIFICADORES
    • -Série T - TRIFÁSICOS
    • -Série X
    • -Série Z 2ohms
    • -DJ-2200
    • -Série V - 1ohm
    • -H22 - 22.000w
    • PRODUTOS NASHVILLE
    • Produtos Descontinuados
  • Suporte/Downloads
    • Artigos Técnicos
    • Manuais de operação
    • Tabelas de processamento
    • Links relacionados
    • Pesquisa
  • Cadastro/Contato
  • Assistências Técnicas
  • Representantes
  • História
Por que os amplificadores da Série Z têm um preço tão bom?
Qual a diferença entre eles e a linha Heavy-Duty?
Qual a diferença entre eles e seus principais concorrentes nacionais?
Quais as inovações da Série Z de 4ohms?

.
Essas são perguntas que tornaram-se freqüentes no mercado. Para respondê-las, vamos primeiro traçar um comparativo entre as linhas de amplificadores nacionais:

Principais classes
de amplificadores:
A
AB
AB
Variável
H
D
Consumo médio em
relação à potência:
ALTO
MÉDIO
BAIXO
BAIXO
BAIXO
Qualidade em
altas freqüências:
ALTA
ALTA
ALTA
BAIXA
MÉDIA
Qualidade em
baixas Freqüências:
ALTA
ALTA
ALTA
ALTA
MÉDIA
Custo em relação
à potência:
ALTO
MÉDIO
BAIXO
BAIXO
ALTO
Tamanho e peso em
relação à potência:
GRANDE
MÉDIO
PEQUENO
PEQUENO
PEQUENO

Principais diferenças e semelhanças entre a Série Z 2ohms, a linha Heavy-Duty
e os demais amplificadores nacionais de 2ohms (dados coletados em 16/05/2003):
Recursos:

Série Z

Heavy-Duty

Demais marcas nacionais

Classe de
operação:
AB variável AB AB ou H
Chaveamento
MOSFET:
Sim  ** **/Não
Opto-Limitador e
Opto-Compressor:
Sim  Sim  Não
Tolerância a
cargas reativas: 
Sim  Sim  Não
Potência máxima
em até 1,5ohms: 
Sim  Sim  Não
Módulos ajustáveis
de processamento: 
Não  Sim * Não
Controle de fator
de crista e potência: 
Não  Sim  Não
Filtros
ajustáveis: 
Não  Sim  Não
Tranformador EI
(acima de 2000w):
Sim  Sim  Não
Garantia: 
5 anos (2ohms) / 3 anos (4ohms) 5 anos máximo 2 anos
(*) Conforme o módulo escolhido. (**) Amplificadores Classe AB não utilizam chaveamento.


Principais recursos e vantagens da Série Z 4ohms que os tornam,
incomparavelmente, os mais completos da categoria:
Recursos:

Série Z 4ohms

Classe de
operação:
AB
Crossover eletrônico
integrado e ajustável:
Sim (exclusividade)
Opto-Limitador e
Opto-Compressor:
Sim (exclusividade)
Filtros
High-Pass: 
Sim 
Ventilação silenciosa
ou progressiva:
Sim
Operação
Bi-Volt:
Sim
Gabinete de duas
unidades rack:
Sim
Sistema completo
de proteção:
Sim
Entradas balanceadas
e conexões XLR e P10:
Sim
Placas de circuito
fibra de vidro:
Sim
Garantia:  3 anos (a maior nesta categoria)


Agora, vamos esclarecer as funcionalidades de algumas destas características destacadas nas tabelas anteriores:

Classe AB Variável com transistores MOSFET:
Os amplificadores da Série Z 2ohms utilizam a tecnologia de classe AB variável, ou seja, são amplificadores que possuem a mesma qualidade e potência de um AB convencional, mas de forma muito mais econômica tanto em consumo quanto em dimensionamento. Isso é possível graças ao altíssimo desempenho dos mais novos transistores MOSFET usados em sua construção, aliados à um princípio de funcionamento inovador, baseado no controle de exigência do estágio de saída conforme a freqüência enviada aos transdutores.

Hoje temos à disposição no Brasil componentes mais avançados, de maior capacidade, menor tamanho e menor preço, no momento em que são lançados no mercado. Com a mesma tecnologia de miniaturização que torna possível a construção de processadores cada vez mais rápidos para computador, temos também os novíssimos e extraordinários modelos de transistores MOSFET, muito mais potentes e menores que seus antecessores, permitindo soluções há alguns anos nem sonhadas.

Opto-Limitadores:
Os limitadores das Séries Z e Heavy-Duty utilizam acoplamentos óticos, recurso este só encontrado nos mais modernos pré-amplificadores e amplificadores top de linha de renomados fabricantes internacionais. No Brasil, são exclusividade Studio R e garantem um funcionamento muito mais preciso e incomparavelmente mais silencioso do limitador.

Além disso, estes limitadores possuem sua ação controlada conforme as variações da rede elétrica, mantendo sua precisão de atuação em relação à potência máxima do amplificador, mesmo que esta esteja superior ou inferior à usual mediante variações na tensão de AC, que infelizmente ocorrem com freqüência na deficiente rede elétrica de nosso país.

Transformadores de núcleo EI em potências superiores a 2.000 watts RMS:
Nossos projetos na década de 70 foram pioneiros no Brasil e alguns dos primeiros do mundo a utilizar transformadores toroidais em amplificadores áudio. Justamente por essa razão, pudemos fazer, durante muitos anos, uma avaliação precisa das vantagens e das desvantagens que este tipo de transformador pode oferecer em relação à transformadores de núcleo EI, conforme resumido na tabela abaixo:

Comparativo entre tranformadores toroidais e de núcleo EI em fontes convencionais:
Núcleo EI Toroidal

Vantagens:
Mais resistente, durável e confiável a longo prazo/
Não gera ruídos, interferências nem oscilações, mesmo quando utilizados em conjunto ou racks (assim como os toroidais)/
Indicado para qualquer potência.
Menor preço/
Menor tamanho e menor peso/
Não gera ruídos, interferências nem oscilações, mesmo quando utilizados em conjunto ou racks (assim como os EI)/
Formato mais adequado para projetos de pequeno espaço físico.

Desvantagens:
Maior preço/
Maior peso e tamanho/
Formato pouco prático.
Frágil à vibrações e impáctos/
Menos confiável em aplicações móveis, principalmente acima de 2.000 watts RMS.
.

Embora o transformador toroidal tenha a mesma eficiência dos transformadores de núcleo GO, EI e UI de montagem externa, em certas aplicações tem inúmeras vantagens, como: menor peso, menor preço, oferece formatos interessantes para projetos compactos ou poucas unidades rack, além de ter aos olhos uma aparência interessante.

Infelizmente, o transformador toroidal carrega uma grande desvantagem:
Seu envelhecimento é precoce em projetos de grande potência para uso móvel.

À medida que se procura construir transformadores toroidais de maior potência, o peso do seu núcleo interno adquire proporções desfavoráveis à uma eficiente fixação e sustentação. Estes transformadores têm seu núcleo de ferro no interior de um enrolamento de cobre externo. Os mesmos são logo auto-sustentados e fixados dentro do equipamento por esta que é sua parte mais frágil, o enrolamento de cobre esmaltado, um metal "mole" com um verniz que, à quente, perde sua resistência mecânica. Sua vulnerabilidade vai aumentando e sua durabilidade vai diminuindo, portanto, conforme o aumento do peso do seu núcleo, que funciona como um martelo sobre o frágil enrolamento de cobre a qualquer vibração.

Este processo de envelhecimento prematuro é ainda agravado com o uso móvel comum dos amplificadores de alta potência, principalmente em trios-elétricos, locadoras de PA ou no simples transporte de racks. A temperatura ambiente e de operação elevada que encontramos também na maioria das aplicações e regiões do nosso país, contribui em muito para isso.

À título de informação, outros fabricantes do mundo, também experientes e tradicionais, como, citando uma marca de renome internacional, a Crest Audio®***, só utilizam transformadores toroidais em sua linha econômica e popular, como a CA, enquanto que nas séries mais sofisticadas e de alta potência, como 6001 e 8001 Touring Class, os transformadores utilizados são de núcleo EI ou UI, suportados sempre pelo seu núcleo. Acrescentamos ainda que, demais reconhecidas empresas americanas quando utilizam transformadores toroidais pressionadas por uma exigência geométrica de projeto com baixo perfil para seus transformadores, o fazem utilizando várias peças toroidais separadas, ligadas em paralelo, distribuindo entre elas parte da potência total, demonstrando sempre a mesma preocupação com o limite de potência por unidade.

Foi desta forma, utilizando e testando transformadores ao longo do tempo, que em mais de dez anos durante as décadas de 70 e 80, pudemos levantar dados estatísticos de assistência técnica aqui no Brasil, para construir uma curva de relação entre peso, potência, desempenho e durabilidade dos mesmos, que nos mostrou um claro limite nas estruturas do tranformador toroidal em aplicações de áudio profissional como as descritas anteriormente. Esse limite se dá por volta de 2.000 watts RMS.


A Garantia Studio R:
Proporcionada pela minunciosa seleção de componentes e exaustivos testes, como o Burn-In em fábrica Studio R, que submete cada aparelho à 3 ciclos de 3 horas com carga total em estufas de alta temperatura, com intervalos de resfriamento seguidos de novo ciclo de aquecimento.

Este processo exclusivo no Brasil, é a única maneira internacionalmente comprovada para deteção de falhas ou deterioração prematura em componentes eletrônicos neste tipo de aplicação. Nosso atual nível de falhas é de apenas 2 equipamentos em cada 1.000 unidades produzidas.


Série Z "versus" Linha Heavy-Duty
Detalhes e considerações:
Os amplificadores da linha Heavy-Duty sempre tiveram diversos recursos exclusivos e muitos avanços em relação aos seus principais concorrentes. São os únicos amplificadores nacionais a utilizarem opto-limitadores e opto-compressores em toda a linha, são os únicos no mercado capazes de funcionar em máxima potência com até 4 falantes por canal (Sistema 4x4 - 1,5 ohms) e os únicos no Brasil compatíveis com módulos de processamento de freqüência (Plug & Play), com crossover e filtros ajustáveis para cada função. Além disso, funcionam em classe AB, tendo por natureza mais fidelidade e muito menos distorção que seus concorrentes de classe H.

Apesar de tudo isso, a linha Heavy-Duty sempre teve preço similar a seu principal concorrente de classe H. A pergunta até então deveria ser a mesma: Por que, comparativamente, os Heavy-Duty tem o preço tão bom? Amplificadores de classe H, principalmente, deveriam ser muito mais baratos devido a sua construção mais econômica. Aliás, esse é o único apelo comercial que justificaria sua compra apesar da distorção. Caso contrário, qual seria sua vantagem?

Imagine então se tirássemos da linha Heavy-Duty a compatibilidade com os módulos de processamento, trocássemos os opto-limitadores por limitadores convencionais, limitássemos seu funcionamento a um mínimo de 2 ohms entre outros para, enfim, deixá-los com a mesma gama de recursos de seus concorrentes nacionais? Eles ficariam baratíssimos, e continuariam sendo os mais confiáveis e, o melhor, em classe AB! Seria uma alternativa excelente e de um baixíssimo custo.

Mas a Studio R foi além. Nós nunca imaginamos fabricar um amplificador simplesmente igual aos outros. Como mostra a própria linha Heavy-Duty, nós sempre buscamos mais! Imaginamos um amplificador que pudesse ter a qualidade de um classe AB, economia superior a de um classe H e mantivesse a superioridade dos opto-limitadores e a enorme vantagem em potência do sistema 4x4. Mas como isso seria possível?

A resposta para nós foi simples: Tecnologia.
Foi então que surgiu a nova Série Z Studio R.

Os amplificadores da Série Z utilizam a tecnologia de classe AB variável, ou seja, são amplificadores que possuem a mesma qualidade e potência de um AB convencional, mas de forma muito mais econômica tanto em consumo quanto em dimensionamento. Isso é possível graças ao altíssimo rendimento e desempenho dos mais novos e avançados transistores MOSFET usados em sua construção, aliados a uma fonte revolucionária e um princípio de funcionamento inovador, baseado no controle de exigência do estágio de saída conforme a freqüência enviada aos transdutores.

Basicamente, seu funcionamento é assistido por uma fonte de chaveamento MOSFET ultra-rápido e sem perdas (ao contrário da tecnologia bi-polar, utilizada nos amplificadores classe G e H), e dois estágios AB dedicados. Desse modo, as altas freqüências são sempre amplificadas em um único estágio de saída AB, enquanto os graves são amplificados em dois estágios através do processo descrito anteriormente, sem qualquer distorção ou perda nesta faixa. Logo, a qualidade de som é exatamente a mesma de um AB, mas o consumo é muito menor e o amplificador é bem mais eficiente, podendo ter uma construção bem mais "enxuta" e econômica.

Mas quer dizer então que a Série Z e a linha Heavy-Duty são iguais em recursos? Na verdade não. Existem algumas diferenças:

A Série Z também nasceu com o compromisso de atender as principais necessidades do mercado, com qualidade superior e preço justo. Foram então excluídos de seu projeto os módulos Plug & Play, pois são amplificadores dedicados ao usuário que utiliza crossover ativo externo ou divisores passivos. Vale lembrar que nenhum outro amplificador nacional possui um recurso sequer similar ao dos módulos Plug & Play, logo, os Série Z continuam sem dever nada à concorrência.

A Série Z também possui todos os circuitos de proteção disponíveis na linha Heavy-Duty, diferindo apenas em relação aos filtros de freqüência e ao limitador. Em toda a linha Heavy-Duty, esses filtros são ajustáveis a qualquer freqüência (exclusividade dos amplificadores Studio R no Brasil) assim como seu limitador, também ajustável a qualquer potência (exclusividade Studio R em todo o mundo).

Na Série Z, os filtros vêm ajustados de fábrica em freqüências pré-determinadas (assim como nos demais amplificadores do mercado) e o limitador vem ajustado em relação à potência máxima do amplificador (também como usado nos demais amplificadores do mercado). Mas vale lembrar que os limitadores da Série Z continuam a utilizar o mesmo acoplamento ótico (opto-limitador) da linha Heavy-Duty, recurso este só encontrado nos mais modernos pré-amplificadores do mercado internacional, como Focusrite, e nos amplificadores top de linha de grandes fabricantes estrangeiros como Crown, pois garante funcionamento muito mais preciso e incomparavelmente mais silencioso do limitador.

Outra grande vantagem dos limitadores da Série Z, é que, apesar de pré-ajustados como nos amplificadores convencionais, estes possuem sua ação controlada conforme as variações da rede elétrica, mantendo sua precisão em relação à potência máxima do amplificador mesmo que esta esteja superior ou inferior ao usual mediante a tensão de AC. Nenhum outro amplificador nacional (exceto a linha Heavy-Duty) possui um limitador mais completo e mais preciso.

A Série Z também mantém como recurso de série o sistema 4x4. Com isso, seu amplificador está preparado e garantido para funcionamento ideal em até 1,5ohms (4 falantes em cada canal) desenvolvendo totalmente a máxima potência especificada. Os Studio R continuam a ser os únicos amplificadores no mundo a oferecer esta possibilidade.

A confiabilidade da Série Z também é um diferencial. Utilizamos a mesma linha de produção, a mesma minuciosa seleção de componentes e os mesmos testes da linha Heavy-Duty, com atual nível de falhas de apenas 2 equipamentos em cada 1000 unidades produzidas, sendo comprovadamente os amplificadores de maior confiabilidade e durabilidade do Brasil. Todo amplificador da Série Z de 2ohms tem garantia total de 5 anos e os Série Z de 4ohms 3 anos.

Em relação a sua construção, a Série Z tem algumas simplificações em relação à linha Heavy-Duty, como menor número de Led's, ausência de alças no painel frontal, funcionamento somente em 220V (mas com capacidade para suportar grandes variações de tensão nesta voltagem, assim como nos Heavy-Duty), funcionamento somente em modo estéreo ou paralelo.

Clique aqui para conhecer melhor o NORYL®***, o segredo da extrema resistência e durabilidade dos modernos painéis da Série Z e o que eles tem em comum com os Mercedes®*** Classe A, equipamentos Xerox ***,entre outros produtos de alta tecnologia.

Como sempre foi perseguido por projetistas e engenheiros, as novas tecnologias possibilitam a diminuição do tamanho físico e peso final de equipamentos, de sua aparente complexidade, do número de componentes utilizados e da simplificação de sua montagem, ao mesmo tempo que aumentam seu desempenho e sua confiabilidade, diminuindo ainda, muitas vezes, seu custo. Ainda assim, se comete aqui o engano e a indução, talvez por interessados menos competentes, de se avaliar produtos de boas marcas e alta tecnologia apenas contando suas peças visíveis e grandes, privando nós brasileiros de maiores ganhos e melhorias nos seus próprios negócios.

A Studio R não pensa assim. Em meio a tantos que estão sempre procurando fazer, simplesmente, algo pior e, aparentemente, mais barato para o próximo, a Studio R sempre foi pioneira em desenvolvimento tecnológico no Brasil e nunca teve medo de inovar. A Studio R possui hoje os produtos com a maior garantia de fábrica do país, como a Série Z que possui até 5 anos de garantia total contra 2 anos de garantia de seu principal concorrente, e a linha Heavy-Duty, também com 5 anos de garantia em todos os modelos! Mais que o dobro da garantia dada por qualquer fabricante nacional e a mesma e máxima garantia dada somente aos produtos top de linha de poucos e renomados fabricantes ao redor do mundo.


(***)Mercedes® is a registered trademark of Mercedes-Benz ag, a company within DaimlerChrylser. Xerox® is a registered trademark of Xerox Corporation. Noryl® and GEP are registered trademarks of General Electric Corporation. Crest Audio is a regitered trademark of Crest Audio Inc.

 
 
Av. Dr. Jose Bonifacio C. Nogueira, 150 - Terreo - Jd. Madalena - Campinas - SP. CEP 13091-611